Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sábado, 22 de novembro de 2008

Disciplina x Adolescentes !


Disciplina x adolescentes !


"A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe"- Provérbios 29:15.

por Vilson Ferro Martins



Se existe algo que está bem fora de uso em nossos dias é a chamada disciplina. Os fatores que permitiram chegar a esse ponto são vários, todavia, a maioria concorda que deve haver disciplina.

Como disciplinar um adolescente ?

Os sentimentos que envolvem um adolescente quando este é pego em alguma falta, invariavelmente se traduz em:

- Sentimento de culpa na consciência. Existe a lei moral que opera no íntimo e ela é potencializada pela ação do Espírito Santo. João 16:8.

- Um sentimento de dor na alma é produzido. O castigo ou disciplina funciona como um remédio para retirar tal sentimento, trazendo alívio e libertação.

- O adolescente espera ser disciplinado quando faz algo errado. É parte da ordem divina para a formação dos filhos. Disciplina e castigo educam e reforçam a vontade. Ela é ferramenta para tratar com o jovem cristão ajudando-o afirmar sua consciência e a agir com resolução frente às inevitáveis pressões e influências externas.

Por influências externas leia-se apenas duas: Influência divina ou influência satânica.

Portanto, é fundamental que os filhos sejam conscientes de que a desobediência será castigada de acordo com determinação divina. Lidamos com nossos filhos da mesma forma como o Pai celestial faz conosco e fará mais adiante com eles. Ou nós disciplinamos ou eles serão disciplinados por Deus - I Samuel 13:13-14.

Cabe aos pais a disciplina ! Não aos avôs, tias, tios, professoras, professores, amigos...

É importante que os pais atentem para determinadas diretrizes no trato com os filhos:

- Empenhe-se em entender seus filhos adolescentes. Dê tratamento individualizado a cada um e com dignidade. Cada um tem personalidade pessoal e diferenciada.

- Seja pronto para ouvir. Escute com atenção o que eles dizem e permita que concluam o que estão expondo. Mantenha a comunicação aberta. O silêncio (nesse caso) é veneno se prolongado por muito tempo.

- Respeito, consideração e orientação adequados é a chave para um bom relacionamento. Pais que se ocupam dos filhos pequenos encontram um caminho mais fácil na adolescência.

- Criticar é fácil e rápido - elogiar é um esforço monstruoso. Estimule os filhos quando agirem bem. Elogie-os pelos seus esforços e vitórias.

- Atenção redobrada ao corrigi-los, para não usar de palavras que firam sua dignidade.

- O que vivemos fala mais alto do que o que falamos ! É fundamental dar exemplo de conduta. É comum a tendência dos filhos seguir os passos dos pais. (Tanto no lado positivo, quanto negativo).

- Conforme os filhos "perguntam" abordem assuntos delicados e específicos. Um bom ensinamento e a confiança nos pais pode ajudar a evitar muitos dissabores futuros.

Pais, procurem evitar:

- Não entendê-los nem valorizá-los face a mudanças que estão ocorrendo em suas vidas. Procurem fazer ajustes diante das necessidades.

- Não se impacientem a ponto de não permitirem raciocinar sobre eventuais problemas ou situações.

- Nossos filhos NUNCA serão como nós, portanto, devemos evitar exigir que sejam o que nós queremos. Em lugar disso, reconheçamos suas próprias razões ou desejos íntimos e particulares e com a graça de Deus os ensinemos o caminho em que devem andar.

- Não deixem para disciplinar quando for tarde demais. A disciplina se inicia quando criança. Vergar um raminho é mais fácil do que um tronco.

- Não fale apenas com os filhos. Devemos ouvi-los também.

- Evitem os extremos. Uns tolhem por completo a vida dos filhos, enquanto outros não impõe nenhum limite.

Finalizando:

Nossos filhos NÃO são nossos. São herança do Senhor para cuidarmos por um tempo, depois, eles seguirão seus caminhos. Se certo ou errado será entre eles e Deus. O que fará a diferença é se os ensinamos como o Senhor nos orienta na Palavra. Se assim procedemos, não devemos nos questionar ou lamentar, afinal, eles são indivíduos completos, até mesmo nas decisões tomadas. Assim podemos desempenhar nossa tarefa com eficiência e fé, contanto que a presença do Senhor e Sua benção acompanha-nos e a nossa família.


Shalom !

Baseado em: Lidando com os filhos adolescentes.

Nenhum comentário: