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sexta-feira, 28 de novembro de 2008


Você deve ter 50 minutos todo domingo para ensinar a lição de sua revista.

As seções da revista são:

Meditação
Esta seção contém uma palavra de edificação, reflexão e encorajamento ao professor, porquanto sabemos que o ministério infanto-juvenil de ensino exige dedicação total, impossibilitando o mestre de estar ouvindo o ensino da Palavra de Deus.

Objetivos
Como o próprio nome da seção já revela, aqui o professor encontrará uma meta, que norteará toda a sua aula. Contudo, será apenas uma sugestão, pois o professor precisa ter em mente suas pretensões. Por isso, de acordo com a necessidade de sua turma, ele poderá estabelecer seus próprios objetivos.

Planejamento da Aula
Para que o professor obtenha sucesso em sua aula, é imprescindível o planejamento, porquanto este permite-lhe organizar as atividades e evitar o desperdício de tempo. Esta seção traz exatamente uma orientação de como preparar-se durante a semana para ensinar com eficiência. Sugerimos momentos de oração, meditação na Palavra, estudo da lição, elaboração dos recursos didáticos, das atividades e dos cânticos.

Introdução da aula
Esta seção compreende os momentos introdutórios da aula: chegada dos alunos, oração, quebra-gelo, oferta, cânticos, marcação do plano de freqüência, etc. A aula já começa na recepção do professor. Portanto, destacamos aqui a importância de se chegar antes dos alunos e recebê-los com muita alegria. Além disso, enfatizamos a troca de experiências pessoais entre alunos e professor.

Exercitando a Memória
Esta seção foi planejada com o intuito de auxiliar os alunos a memorizarem o versículo-chave, que sempre estará relacionado ao tema de cada lição. Este versículo é uma síntese do que se pretende ensinar naquela aula, ou seja, mediante esta seção, o aluno poderá guardar mais facilmente a mensagem principal daquele dia.
É importante ressaltar que, para facilitar a aprendizagem das crianças, a CPAD, estará utilizando como versão bíblica a NTLH (NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE), que possui um texto mais compreensível à linguagem dos alunos das faixas infantis. Aqui o professor também poderá encontrar várias sugestões de como apresentar este versículo à sua turma: álbum seriado, fantoche, cartazes, dramatização etc.


Trocando idéias
Esta seção tem por finalidade introduzir a história bíblica e ampliar a participação dos alunos na aula. Vivemos um período em que é imprescindível não somente ouvir a opinião do aluno, mas também valorizá-la. Portanto, traremos várias sugestões de debates e discussões para serem realizados na sala de aula, que contribuirão para o aprendizado e compreensão do tema em foco.

Vocabulário
Esta seção tem por objetivo ampliar o vocabulário de seus alunos. Por isso, em cada lição, mencionaremos alguns termos que provavelmente não sejam de domínio de todos. O professor deverá apresentá-los à medida que forem surgindo na história. É importante ressaltar que nem sempre as explicações aqui mencionadas poderão ser encontradas no dicionário.

Crescendo no Conhecimento
Esta seção compreende o momento principal da aula: a história bíblica. As histórias da Bíblia ajudam as crianças a compreenderem as verdades fundamentais da nossa fé, que as ajudarão a crescer em diversas áreas: física, espiritual, social e cognitiva. Além disso, o modo como os princípios cristãos são ensinados aqui torna a aprendizagem mais interessante, atrativa e eficiente, pois tivemos o cuidado de utilizar uma linguagem apropriada e compreensível para esta faixa etária e sugerir recursos didáticos adequados, que enriquecerão este momento da aula. Aproveitamos as características desta faixa etária para inserirmos ao longo da história bíblica perguntas instigantes, dramatizações, mas principalmente a leitura da Bíblia, pois esta é a fase mais indicada para o aluno adquirir a capacidade de manusear a Bíblia com destreza.

Atividades
Na revista do professor, esta seção conterá as respostas dos exercícios que constarão na revista do aluno. Quando for necessário, para auxiliar o professor na correção, incluiremos também a atividade em si.

Compartilhando as Boas Novas
Esta seção foi inserida na revista em virtude da necessidade de semear no coração dos pequeninos o amor por missões e evangelismo. A cada domingo, apresentaremos uma sugestão de atividade que atinja esse propósito, pois precisamos incentivar os alunos a tornarem o nome de Jesus conhecido de todos.

Despedida
Nesta seção, encontram-se algumas orientações para o encerramento da aula. Como você pode observar, as seções da revista do Mestre constituem um plano de aula exaustivamente pensado e elaborado, a fim de que todo os professores atinjam as metas da Escola Dominical: formar o caráter cristão e preparar discípulos para o serviço do Mestre.

Revista do Aluno
Nesta faixa etária, o aluno já pode levar a sua revista para casa.

Momento em Família
Esta seção foi criada em virtude da importância que os pais possuem na formação de seus filhos. Nosso intuito é que os pais participem mais da educação cristã das crianças, mediante a realização do culto doméstico, uma tradição já esquecida em muitos lares cristãos.

Plano de freqüência
Como você sabe, o plano de freqüência é um incentivo à assiduidade dos alunos. Trata-se de uma atividade diversa, que deverá ser realizada todo domingo pelo aluno, sempre com a ajuda e orientação do professor.

Exercitando a memória
Na revista do aluno, esta seção compreende apenas a transcrição do versículo-chave da lição na versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

Trocando idéias
Na revista do aluno, esta seção incluirá uma ou mais questões debatidas em sala de aula, para que o aluno escreva sua opinião em relação tema discutido.

Crescendo no conhecimento
Aqui, traremos uma transcrição do texto bíblico na NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje), que constitui o momento principal da história.

Atividades
Esta seção traz em média três atividades que contribuirão para fixar a aprendizagem do aluno. Geralmente, estarão contemplando conhecimentos bíblicos e aplicação pessoal.

Agenda bíblica
Esta seção foi criada em virtude da necessidade de incentivar as crianças a lerem a Bíblia em casa. Ela será constituída de uma referência bíblica para cada dia da semana. É fundamental nesta idade cultivar o hábito da leitura da Bíblia.

ADOLESCENTES

Cursos Bíblicos

O currículo de cada faixa etária dos adolescentes corresponde a um curso bíblico ministrado em ciclo. Desta forma, o adolescente conclui três cursos até ingressar na classe dos jovens e adultos e usar a revista Lições Bíblicas.

O aluno passa pela revista

1. Em qualquer trimestre que o aluno ingressar na classe, ele estuda a revista que está em uso na seqüência do currículo da sua faixa etária.
2. Ao completar idade para ingressar na classe da faixa etária seguinte, ele recebe o Certificado de Conclusão do Curso Bíblico correspondente à faixa etária que acabou de sair.
3. Assim, o aluno passa por todas as revistas apropriadas para cada faixa etária (Pré-adolescentes, Adolescentes Vencedores e Juvenis Lições Bíblicas), à medida que for alcançando a idade correspondente.

O professor usa sempre a mesma revista da sua faixa etária

1. Quando o professor termina de usar, por exemplo, a revista n.º 8 de Adolescentes Vencedores (13 e 14 anos), voltará a usar a revista n.º 1, reiniciando o ciclo do curso bíblico.
2. Esta forma de uso das revistas, além de acompanhar o sistema educacional brasileiro, exige que o professor especialize-se em determinada faixa etária, para que, desta forma, tenha maior oportunidade de colecionar bom material específico e também se torne um especialista da faixa etária em que leciona na Escola Dominical, contando com melhores condições de executar o trabalho.

Ingresso de aluno em qualquer tempo

Pode haver ingresso de novos alunos na classe em qualquer tempo do ano independentemente da seqüência numérica da revista que tiver sendo usada.
Como fazer a transferência de alunos para a classe seguinte
Deve ser feita no trimestre seguinte ao que o aluno fez aniversário. Por exemplo, se um aluno da classe dos adolescentes (13 e 14 anos) completou a idade para ingressar na classe dos juvenis (15 a 17 anos) em um dos três meses do primeiro trimestre do ano (janeiro, fevereiro e março), só deve ingressar na classe seguinte (juvenis) em abril, primeiro mês do segundo trimestre.

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