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sábado, 29 de novembro de 2008

Fases do Desenvolvimento da Criança

Para lidar com as pessoas é muito importante entender como elas pensam. Isto não significa ter de aceitar tudo o que a pessoa pensa e faz, mas ser capaz de ver com os olhos dela, colocar-se no lugar dela para melhor compreendê-la. Este tipo de compreensão é muito importante nos relacionamentos em geral, inclusive com criança, que é o alvo de nosso estudo.

Para entender a criança é preciso conhecer noções gerais sobre o seu desenvolvimento. Uma delas é que o desenvolvimento físico da criança se dá sempre nos sentidos encéfalo-caudal e próximo-distal.
Com isto, quer se dizer que a criança desenvolve primeiro o controle do pescoço, depois o controle do tronco, seguido das pernas, até os pés. Também, se desenvolve primeiramente o controle dos membros, logo após o braço, do antebraço, das mãos e finalmente dos dedos das mãos. Isto pode ser claramente percebido quando se observa o desenvolvimento de certas habilidades na criança, como por e4xemplo o manuseio de lápis e o traçado que se faz com ele.
Outra noção fundamental é que as idades se interligam. Isto quer dizer que o desenvolvimento é contínuo, no entanto, não é uniforme. Percebe-se, por exemplo, traços de crianças de 5 e 7 anos em crianças de 6 anos, e esta mesma “irregularidade” se mostra em todas as outras idades.
Logo, o estudo do desenvolvimento da criança dividindo-se em idades, é um recurso meramente didático, devendo ser feito conjuntamente com as idades que a precedem e a antecedem.
É importante fala o sobre o significado do brincar para a criança. Para ela , brincar desempenha uma função muito valiosa, atenda simples descontração. Quando brinca, a criança aprende sobre a realidade, sobre as características e leis do mundo que a cerca.
Ela também entra em contato e aprende a administrar sentimentos, além de ensaiar papéis e relações com outras pessoas. E por último, ao brincar, desenvolve suas habilidades físicas, artísticas e intelectuais.
O raciocínio da criança é baseado em suas experiências concreta, tento grande dificuldade em compreender o que não pode ser percebido pelos órgãos do sentido.
Conceitos abstratos só vão sendo assimilados aos poucos, alguns só o sendo quando ela já está na adolescência.
A tendência da criança é aceitar, antes que rejeitar, aquilo que ouve e lê. Isto se dá principalmente se o assunto tem ligações com seus próprios interesses e desejos, e desde que não encontre contradições diretas com seus valores.
É muito importante conversar com as crianças e responder todas as suas perguntas, independentemente da idade em que ela estiver. Assim, ela vai se perceber como alguém importante, único, favorecendo o bom desenvolvimento de sua personalidade.
Entre os fatores que influenciam o ensino religioso, mais importante é o exemplo, tanto o dos pais (principalmente), como o dos professores, vistos nas suas experiências cotidianas.
A criança demonstra mais interesse pelas pessoas da Bíblia, do que pelos outros elementos que a compõem.
Resta falar ainda sobre as fantasias.
Todas as pessoas, de forma consciente ou não, são influenciadas por fantasias. Isto se pronuncia ainda mais na criança que no adulto, sendo que esta tem dificuldade em separar o que é real do que foi imaginado.

A criança de 0 a 1 ano

A criança de 2 anos

A criança de 3 anos

A criança de 4 anos

A criança de 5 anos

A criança de 6 anos

A criança de 7 anos

A criança de 9 anos

A classe de juniores

Um comentário:

Katita disse...

Oi Valéria. Estou fazendo uma visitinha ao seu blog e achei-o muito fofo. Parabéns. Deus a abençoe poderosamente.