Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 28 de novembro de 2008


Você deve ter 50 minutos todo domingo para ensinar a lição de sua revista.

As seções da revista são:

Palavra viva
Esta seção contém uma palavra de edificação, reflexão e encorajamento ao professor, porquanto sabemos que o ministério infanto-juvenil de ensino exige dedicação total, impossibilitando o mestre de estar ouvindo o ensino da Palavra de Deus.

Objetivos
Como o próprio nome da seção já revela, aqui o professor encontrará uma meta, que norteará toda a sua aula. Contudo, será apenas uma sugestão, pois o professor precisa ter em mente suas pretensões. Por isso, de acordo com a necessidade de sua turma, ele poderá estabelecer seus próprios objetivos.

Agenda semanal
Para que o professor obtenha sucesso em sua aula, é imprescindível o planejamento, porquanto este permite-lhe organizar as atividades e evitar o desperdício de tempo. Esta seção traz exatamente uma orientação de como preparar-se durante a semana para ensinar com eficiência. Sugerimos momentos de oração, meditação na Palavra, estudo da lição, elaboração dos recursos didáticos, das atividades e dos cânticos.

Iniciando a aula
Esta seção compreende os momentos introdutórios da aula: chegada dos alunos, oração, quebra-gelo, oferta, cânticos, marcação do plano de freqüência, etc. A aula já começa na recepção do professor. Portanto, destacamos aqui a importância de se chegar antes dos alunos e recebê-los com muita alegria. Além disso, enfatizamos a troca de experiências pessoais entre alunos e professor.
OBS:. É importante ressaltar que a CPAD estará lançando um CD e um Livro de Cânticos Infantis para auxiliar o professor em sua aula. Cada CD possui 26 faixas musicais, uma para casa lição, relacionadas à história bíblica. Além disso, com o intuito de facilitar o professor, o livro apresenta os cânticos totalmente cifrados.

A frase do dia é...
A frase do dia consiste numa síntese da mensagem principal da lição. É um tipo de verdade prática e tem por finalidade introduzir a história bíblica e ampliar a participação dos alunos na aula. Além disso, ainda reforça o ensino contido no versículo-chave. Aqui o professor encontrará sugestões de atividades que colaborem para o ensino da frase: dramatizações, desenhos, discussões simples, etc.

Memória em ação
Esta seção foi planejada com o intuito de auxiliar os alunos a memorizarem o versículo-chave, que sempre estará relacionado ao tema de cada lição. Este versículo é uma síntese do que se pretende ensinar naquela aula, ou seja, mediante esta seção, o aluno poderá guardar mais facilmente a mensagem principal daquele dia.
É importante ressaltar que, para facilitar a aprendizagem das crianças, a CPAD, estará utilizando como versão bíblica a NTLH (NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE), que possui um texto mais compreensível à linguagem dos alunos das faixas infantis. Aqui o professor também poderá encontrar várias sugestões de como apresentar este versículo à sua turma: álbum seriado, fantoche, cartazes, dramatização etc.

Explorando a Bíblia
Esta seção compreende o momento principal da aula: a história bíblica. As histórias da Bíblia ajudam as crianças a compreenderem as verdades fundamentais da nossa fé, que as ajudarão a crescer em diversas áreas: física, espiritual, social e cognitiva. Além disso, o modo como os princípios cristãos são ensinados aqui torna a aprendizagem mais interessante, atrativa e eficiente, pois tivemos o cuidado de utilizar uma linguagem apropriada e compreensível para esta faixa etária e sugerir recursos didáticos adequados, que enriquecerão este momento da aula.

Oficina criativa
Esta seção trará uma atividade extra para ser realizada com os alunos, a fim de contribuir para a fixação do assunto ensinado naquele dia. Apresentamos aqui sugestões variadas de trabalhos manuais e atividades que envolvam todo tipo de habilidade.

Missão especial
Esta seção foi inserida na revista em virtude da necessidade de semear no coração dos pequeninos o amor por missões e evangelismo. A cada domingo, apresentaremos uma sugestão de atividade que atinja esse propósito, pois precisamos incentivar os alunos a tornarem o nome de Jesus conhecido de todos.

Respostas
Como o próprio já diz, esta seção trará as respostas das atividades encontradas na revista dos alunos. É importante que o professor tenha as respostas da revista dos alunos, a fim de que possa corrigir os exercícios com eles.

Até a próxima aula
Nesta seção, encontram-se algumas orientações para o encerramento da aula. Como você pode observar, as seções da revista do Mestre constituem um plano de aula exaustivamente pensado e elaborado, a fim de que todo os professores atinjam as metas da Escola Dominical: formar o caráter cristão e preparar discípulos para o serviço do Mestre.

REVISTA DO ALUNO

Momento em Família
Esta seção foi criada em virtude da importância que os pais possuem na formação de seus filhos. Nosso intuito é que os pais participem mais da educação cristã das crianças, mediante a realização do culto doméstico, uma tradição já esquecida em muitos lares cristãos.

Plano de Freqüência
Como você sabe, o plano de freqüência é um incentivo à assiduidade dos alunos. Trata-se de uma atividade diversa, que deverá ser realizada todo domingo pelo aluno, sempre com a ajuda e orientação do professor.

Memória em ação
Na revista do aluno, esta seção compreende apenas a transcrição do versículo-chave da lição na versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

A frase do dia é...
Na revista do aluno, esta seção compreende a transcrição da frase do dia propriamente dita.

Explorando a Bíblia
Nesta seção, o aluno encontrará uma síntese da história bíblica numa linguagem apropriada para sua faixa etária.

Atividades
Esta seção traz em média três atividades que contribuirão para fixar a aprendizagem do aluno. Geralmente, estarão contemplando conhecimentos bíblicos e aplicação pessoal.

Nenhum comentário: