Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sábado, 29 de novembro de 2008

Fases do Desenvolvimento da Criança

A Classe de Juniores

Talvez pudesse se encontrar na igreja uma tarefa mais fácil e leve que ocupar-se da classe juniores – Crianças de 10 a 12 anos. Contudo não poderia encontrar atividade mais compensadora. O objetivo desde capitulo é ajudá-lo a conseguir mais sucesso em seu ensino, e a compreender melhor seus alunos.
O junior não é mais uma criança, mas também não preenche as qualificações de um jovem. Age como criança muitas vezes, porém zangam-se quando o consideram como tal. Ele vive as mais fantásticas aventuras e experiências, e sente necessidade de ser liderado por uma pessoa que compreenda e o ajude a conhecer a si mesmo.
Por causa da atitude crítica, insinuosa e até marginalizadora, própria dos juniores, muitos são chamados por alguns adultos de “moleques”, “pestinhas” e “endiabrados”. Contudo, vale a pena conhecê-los e ajudá-los nessa fase tão difícil e decisiva da vida.

Fisicamente
Estão ganhando força, apesar da haver um estacionamento no desenvolvimento físico. Tenha um programa ativo, envolvendo-os ao máximo em alguma obra onde possam usar as suas forças.
Gostam de lutar e de fazer bagunça. Chegue á classe antes dos alunos e distribua algo atrativo e útil para fazerem até o inicio da lição.
Há uma diferença muito grande meninos e meninas quando da mesma idade, as meninas parecem estar um ano a frente. Algumas já estarão, na fase menstrual e sentem que não são mais crianças. Em quanto os meninos se divertem com atividades brutas, as meninas são mais reservadas e preferem atividades mais calmas. O líder deve levar em conta estas grandes diferenças, ao fazer o planejamento de quaisquer atividades.

Mentalmente
São vivos e gostam de fazer perguntas. Dê-lhes oportunidades de pensar, perguntar e se expressar.
Têm boa memória, porém não pensam em profundidade. Encoraje e motive a memorização de versículos, hinos e fatos bíblicos.
Tem consciência de tempo e distancia. Ensine-lhes cronologia e geografia bíblica. Use mapas e gráficos em seu ensino.
Gostam de colecionar “coisas”. Encoraje-os a ter passatempos úteis. Lêem muito. Ensine-lhes a escolher boa literatura; ajude-os na formação de bons hábitos de leitura; apresente a bíblia como sendo o melhor livro que há.
Têm grande interesse em conhecer pessoalmente ou ler e ouvir a respeito de heróis. Apresente história de heróis bíblicos e também de outros como: Hudson Taylor, Livingstone, Carey, etc. Será bom. Algumas vezes levar á classe missionários que estão na obra cujas experiências sirvam para desperta-los para o serviço do Senhor.

Socialmente
Sentem uma grande necessidade de pertencer a um grupo que lhes dê segurança social.
Promova reuniões sociais e passeios para a classe, com o intuito de preencher esta necessidade, dentro de um ambiente cristão.
Preferem o seu grupo mais que a família. Lutam pelos direitos do grupo. Use as panelinhas para dirigir atividades. Aproveite para motivar a classe a estudar a lição da escola dominical, através de uma competição não individual, mas entre grupos. Deve tomar muito cuidado para que o espírito “só os do meu grupo” não leve a marginalidade de certos indivíduos de fora do grupo.
Gostam de organizar grupos do mesmo sexo. As meninas pensa, mais em namoro que os meninos. Ocasião propícia para aconselhamento. Evite classes mistas. Adoram heróis e são perfeccionistas. Odeiam fraquezas pessoais. Não tente, por sua força, ser um exemplo, mas deixe que Cristo brilhe através da sua personalidade. Ensine-lhes padrões bíblicos através de princípios bíblicos.
Gostam de ter personalidade. Dê-lhes oportunidades de acordo com as suas capacidades e gostos.
Rebelam-se contra a autoridade. Seja um guia, um líder e não um ditador. Sempre peça sugestões à classe, mas não de maneira que demonstre insegurança. Crie um ambiente de liberdade, mas controlado por você.
Gostam de humorismo, ensine-lhe a cultivar o humorismo são e a evitar o mau.

Emocionalmente
São instáveis na emoção. O desequilíbrio é demonstrado em todas as ocasiões: São alegres ou fechadas demais; mostram amizade em excesso, e de repente voltam-se contra o melhor amigo; ora estão calmos, ora preocupados, e assim por diante seja amigo constante, sincero e que inspire confiança e segurança.
Não gostam de manifestações de afeto. Evite abraçar ou colocar a mão nos seus ombros. Ame-os não com palavras e gestos, mas de verdade. Sã dados a valentias, pois gostam de participar de coisas empolgantes. Ensine-lhes que muitas vezes é melhor fugir de um perigo inútil do que enfrentá-los e sofrer conseqüências graves.
São sensíveis ao desprezo, á falta de amor e à hipocrisia. Fale de Cristo e Leve-os a viver Cristo.

Espiritualmente
Têm padrões elevados para si. Ensine-lhe o valor de estar firmes em Cristo, para poderem viver de acordo com seus padrões.
Reconhecem o pecado como algo que desagrada a Deus e a si mesmos. Explique-lhes o valor do sangue de Cristo. (1 Jo 1.9)
Têm fome de Deus. Sua fé é simples e sua cabeça esta de dúvidas sobre a Bíblia. Proporcione-lhes oportunidades de conhecerem melhor a Deus. Desafie-os a orar, fazendo pedidos específicos e, pela resposta de Deus, vão saber da realidade de Deus e sua atuação hoje na vida diária.
Envolva-os em diversos ministérios e responda a todas as perguntas de maneira simples e objetiva. Gostam de encontrar resposta por si mesmo na Bíblia. Ofereça-lhes as um método de estudos bíblico.
Estão começando a compreender melhor os simbolismos. Use simbolismo, mas certifique-se de que estão entendendo. Querem a Cristo como Salvador e Senhor.Leve-os aos pés do Salvador, e ajude-os a entender a importância de colocar a Cristo como líder de suas vidas.
Nessa fase, o professor deve nutri-los mais do que lançar desafio, pois, como diz Esther Ellinghouse, uma das fundadoras de Luz do Evangelho, que trabalhou com juniores durante vinte anos: “O que o individuo aprende na idade de 10 e 12 anos leva consigo até o túmulo”.

Nenhum comentário: