Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Você deverá ter 50 minutos, todos os domingos, para ensinar as lições da revista.

As principais seções da revista são:

Para Refletir
Mensagem ou ensino especial para a meditação e edificação do professor. Esta seção tem a finalidade de fazer o mestre refletir a respeito de seu compromisso com Deus e com o ministério de ensino na igreja.

Objetivos
Como o próprio nome da seção já revela, aqui o professor encontrará uma meta, que norteará toda a sua aula. Contudo, será apenas uma sugestão, pois o professor precisa ter em mente suas pretensões. Por isso, de acordo com a necessidade de sua turma, ele poderá estabelecer seus próprios objetivos.

É hora de planejar
Para que os objetivos sejam alcançados é preciso que haja planejamento. Então, nesta seção está relacionado todo o material que será utilizado pelo professor.
O professor será orientado a utilizar ao máximo os recursos visuais disponíveis, cânticos, versículo, revista do aluno etc.
Obs: É importante ressaltar que a CPAD estará lançando um CD e um Livro de Cânticos Infantis para auxiliar o professor em sua aula. Cada CD possui 26 faixas musicais, uma para casa lição, relacionadas à história bíblica. Além disso, com o intuito de facilitar o professor, o livro apresenta os cânticos totalmente cifrados.


Somos assim...
Esta seção foi elaborada para que o professor conheça algumas das principais características gerais, físicas e psicológicas da criança.

Seja bem-vindo!
Nesta seção serão sugeridas atividades que estabeleçam um clima favorável ao início da aula — dinâmicas de grupo (quebra-gelo), trabalhos com recursos audiovisuais etc. Nesta seção o professor será orientado a receber seus alunos com muita alegria e conduzi-los a um cantinho separado previamente, para a realização das atividades programada para o dia. Este momento é muito importante para que os mais tímidos ou relutantes possam adaptar-se ao ambiente. Aqui também o professor será orientado quanto à marcação do plano de freqüência para o incentivo da assiduidade.

A Palavra é...
Nesta seção o professor vai encontrar uma palavra-chave, um vocábulo que sintetiza ou representa a idéia principal, central da lição.
O professor vai receber orientação sobre como apresentar e trabalhar a palavra-chave.

Aprendendo a Bíblia
Esta seção apresenta o versículo-chave da lição, ou seja, o texto-áureo. O versículo-base, fundamental, para a plena compreensão da mensagem. Aqui o professor recebe orientação sobre como apresentar e trabalhar com o versículo-chave, a fim de o ensino ser fixado pelo aluno.
A versão utilizada será a Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Esta é uma versão bíblica séria, confiável, porém com uma linguagem mais acessível ao público infanto-juvenil, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

História Bíblica
Nesta seção o professor vai encontrar a história bíblica do dia. A mesma será baseada num texto bíblico, de forma bem resumida, de acordo com a faixa etária.
O professor também vai encontrar orientações de como utilizar os visuais que acompanham a revista, assim como outros recursos, à medida da necessidade.

Fixando a aprendizagem
Sugestões de atividades manuais onde o ensino principal da lição será reforçado. As sugestões estão relacionadas com os temas das lições.

Vamos brincar?
Nesta seção o professor vai encontrar sugestões de atividades lúdicas que além de divertir vão auxiliar no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças.

Até semana que vem!
Nesta seção o professor vai encontrar sugestões de como se despedir de seus alunos e orientá-los para que retornem no próximo domingo. Nesta etapa, o mestre deverá orientar as crianças para que deixem à sala limpa e arrumada, e verifiquem se estão esquecendo seus pertences. Recomenda-se, ainda, repetir o versículo da seção “Aprendendo a Bíblia”, e cantar um cântico de despedida. A aula deverá ser encerrada com uma oração.

Revista do Aluno
Nela o professor vai encontrar as seguintes seções: Carta aos Pais, Momento em Família, Plano de Freqüência, Texto Bíblico, Aprendendo a Bíblia, História Bíblica e três atividades relacionadas ao tema do dia.
As atividades estão em preto e branco para que os alunos possam colorir as figuras, ajudando na coordenação motora das crianças, além de diverti-las, já que nesta fase gostam de pintar.
A Carta aos Pais deve ser destacada e entregue aos mesmos logo no início do trimestre juntamente com o Momento em Família. O professor deve incentivar os pais a realizarem as atividades propostas no Momento em Família.
Use o Plano de Freqüência para que cada criança aprenda desde cedo à importância de ser assídua na Escola Dominical.
Recomendamos que as revistas dos alunos fiquem guardadas em sala de aula e sejam distribuídas no momento das atividades. Ao final do trimestre a revista deve ser entregue aos responsáveis em um bonito envelope. É importante elaborar um bilhete com uma mensagem de incentivo para a criança e os responsáveis

Nenhum comentário: